CONSTRUINDO MEMORIA ENQUANTO ESTUDANTE DE PEC-G NO BRASIL - Nº 1

VIAGEM PARA BRASIL: Uma oportunidade de fazer curso do meu sonho!

O programa de estudante-convênio de graduação (PEC-G) pelo qual fui selecionado para cursar odontologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi criado em 1965, e oferece a estudantes de países em desenvolvimento pelos quais o Brasil mantém acordos educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em instituições de ensino superior com o objetivo de contribuir na formação de recursos humanos. 

É administrado pelo ministério das relações exteriores, por meio da divisão de temas educacionais, e pelo ministério da educação, em parceria com as instituições de ensino superior do Brasil.


Na embaixada do Brasil em Guiné-Bissau, abrem-se as inscrições para candidaturas e o aluno escolhe o curso que deseja.

A seleção é feita envolvendo vários critérios e no Brasil são distribuídos de acordo com as vagas oferecidas pelas instituições do ensino superior e tem um prazo limite para se apresentar na universidade juntamente com todos os documentos solicitados.


Dois dia antes de viajar, saí com os meus amigos para nos despedir.
Mike e Júlio

"Mike, julio e Viloma"


No dia da minha viagem, fui me despedir das minhas famílias no bairro Cuntum; me abraçaram forte e me desejaram boa sorte e alguns decidiram me acompanhar até o aeroporto. 

Passei na Clínica e me despedi também dos colegas de trabalho e fizemos algumas fotos.

"Tó, Gessica, Julio, Magarete e Zenga"

"Dr. Agostinho e Julio"

Durante a viagem pensei muito nas pessoas que eu deixei, a vida que eu tinha, os amigos,  fiquei triste e não consegui despertar a alegria que eu pensava sentir se eu for viajar para exterior. Enfim, foi um dos dia mais triste da minha vida.

"Júlio Em Cabo Verde No Aeroporto De Praia" 

Cheguei no aeroporto de Praia (Cabo Verde) as 17 horas e tinha que pegar o meu  próximo  voo para fortaleza só as 21 horas e por não conhecer ninguém, tive que passar o resto do tempo no aeroporto sozinho, reflectido na vida e no destino que só Deus sabe. 
CONSTRUINDO MEMORIA ENQUANTO ESTUDANTE DE PEC-G NO BRASIL - Nº 1 CONSTRUINDO MEMORIA ENQUANTO ESTUDANTE DE PEC-G NO BRASIL - Nº 1 Reviewed by Unknown on 17:08 Rating: 5

Romário Bispo