Para Todos Os Guineense


Para Todos Os Guineense 
  • Nos últimos anos, o BISSAU NANDO tornou meu melhor amigo... eu posto  nele as minhas reflexões momentâneas e musicas... na ocasião do novo ano (2012), senti que os guineenses em particular os usuários de Bissau Nando, precisava ouvir ou ler algo de esperança, e confiança numa Guine-Bissau melhor... por   isso decidi partilhar as teorias que me mantém confiante no futuro do meu pais com seguintes mensagem:
Bissau Nando deseja boas festas para todos os guineense no diáspora...
Eu sei que passamos os mesmos sofrimentos e temos também os mesmos desejos de um dia ver o nosso país desenvolvido igual aos outros... É claro que precisamos que trabalhar para tais objetivos... 

Sei também que na maioria das vezes perdemos nosso tempo tentando engrandecer nosso país aos nossos amigos, mas hoje em dia com a internet não é preciso alguém te perguntar sobre o teu país... é só procurar o tio Google aí verá e terás informações ...

Pela curiosidade, experimenta pesquisar no Google a imagem de Guiné-Bissau... É uma vergonha o que aparece nos resultados até parece que não tem nenhum lugar bonito a não ser os cadáveres e homens armados...

Um colega da faculdade me perguntou se no meu país está em guerra? Respondi-lhe que faz tempo que tinha guerra, mas já terminou; está tudo calmo... parece que nem terminei de explicar ouvi nos noticiários  falado de tentativas de golpe na Guiné-Bissau... coisas nossa!

Eu sei todos os guineenses defendem o seu país, sobretudo quando está no exterior, torna o mais patriota ainda porque defendem o país; colocam cartazes nos quarto; vestem qualquer roupa que lhe identifica como guineense ou como africano. Mas infelizmente apresar de tudo ninguém tem a esperança de presenciar ou viver a GUNÉ MINDJOR por isso se formão e não voltam ao país...

A historia nos diz que o nosso país foi descoberto no ano 1446 pelos exploradores portugueses... a luta pela independência teve inicio em 1956... conseguimos a nossa independência no ano de 1973... o que indica que o nosso país esta se adaptar com os passos depois de 527 anos de exploração colonial...

Pela data da independência até os dias de hoje, não fez ainda nem metade dos anos que teve sob dominação colonial, mas é uma vergonha porque muitos dos países já se adaptaram com os passos e até tomaram rumo ao desenvolvimento... enquanto estamos se matando na cidade...

De 1990 aos dias de hoje, a nossa democracia completou 21 anos, e infelizmente continua frágil... se formos comparar, um jovem com esse idade poderia tomar conta de si mesmo..

Como disse o Willians Shakespeare “A maturidade tem haver com tipos experiência que tive e o que aprende com elas do que com quantos anos celebramos na vida... mas pergunto será que os guineenses aprenderam alguma coisa com o passados? ou será que precisamos ainda passar mais experiência que cada dia nos faz perder riquezas importante que tanto precisamos que são os o homens?.... acho que ta na hora de deixar a violência e pensar no desenvolvimento do pais...

Recordando palavras do cantor guineense Sidónio Paz numa das suas belas canções, pelo qual aprendi desde quando eu era criança de que a riqueza de um povo não é ouro nem diamantes mas sim os homem...


Para Todos Os Guineense Para Todos Os Guineense Reviewed by Unknown on 09:00 Rating: 5

Romário Bispo