PASSEIO A PELOTAS COLONIAL - "Amigo universitário UFPEL"

Baseado nos principais objetivos do projeto de extensão do departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais (Dipi), “O AMIGO UNIVERSITARIO”  que é facilitar a integração do estudante estrangeiro, sob coordenação da diretora, a professora Mabel Mascarenhas Wiegand, da coordenadora de Intercâmbio, Stefânia Costa, e da bolsista do projeto, Rita Gabriela Carvalho, e com acompanhamento e orientação turística do professor Alcir Nei Bach, os integrantes do Projeto organizaram no dia 19/11/2011, um  passeio pela Pelotas Colonial que é um rota de turismo rural no município de Pelotas, estado do riu grande do sul. É uma zona que reúne varias potencialidades, nomeadamente hospedagens, alimentação, cultura, arte e educação ambiental e as marcantes redutos da colonização italiana, francesa, africana, etc... a beleza da região inspira  e também oferece opções de entretenimento  como trilhas ecológicas, banhos de cachoeirasconstruções antigas, culinária típica do local, tudo isso acompanhado de uma bela paisagem.

1º local: "Santuário de Guadalupe"
Alem de constituir um belo espaço arborizado, possui museu, trilhas, hospedagem. Numa das janelas, oferece vista panorâmica da cidade de pelotas.



2º Local: "Trilha Jardim Espaço Arte"
A Trilha Jardim, é um lugar que valoriza e sensibiliza os visitantes que passam por ali à valorizar a educação ambiental e a preservação da natureza. É um espaço onde  as pessoas tem oportunidade de entrar em processos de vivências, que possibilita o acesso a própria consciência que é o auto conhecimento, proporcionando o equilíbrio interno , resgatando o auto estima  com isso possibilitando a reintegração ao seu ambiente social. Todo o trabalho e o acolhimento  é feito no sentido de estabelecer  a harmonia entre o ser humano, o planeta e o universo .







3º Local: "Templo das Águas"
É um local onde se podes ter contato com a natureza. O nome “TEMPLO DAS ÁGUAS” foi escolhido para retratar que cada lugar é um templo e se permitirmos, podemos renovar com o fluir das águas, buscar o “EU” interior  e ouvir apenas o som da natureza.
Segue as lindas imagens deste local que eu tive oportunidade de visitar.




4º Local: "Cordeiro de Farias (Fabricas) e Arroio Pelotas"




5º Local: "Restaurante Gruppelli"
Nada mais que depois de visitar várias localidades, passar no Restaurante, museu e pausada Grupelli para saborear a comida tipica de pelotas Colonial 

O local foi criado em 1936 pelos Irmão Gruppelli... é um local que desde décadas de quarenta que atrai turistas em busca de contato com a natureza. 

Com o objetivo de preservar a memória da região, o local conta com um museu que disponibiliza artefatos agrícolas, fotografias, cadeira odontológica, objetos de decoração, etc... A comunidade local é formada por descendente da colonizações Alemã e Italiana.

No museu



 6º Local: "Túnel Ferroviário"


7º Local: "Cachoeira do Imigrante"

PASSEIO A PELOTAS COLONIAL - "Amigo universitário UFPEL" PASSEIO A PELOTAS COLONIAL -  "Amigo universitário UFPEL" Reviewed by Unknown on 19:14 Rating: 5

Romário Bispo